Crianças com microcefalia terão direito a 1 salário mínimo

O Governo Federal divulgou hoje por meio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que as famílias que possuem crianças com Microcefalia terão direito em receber o valor de um salário mínimo atual, que é de R$880.

Segundo o MDS, o benefício será chamado de BPC – Benefício de prestação continuada e já é oferecido no Brasil para pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade.

Para ter direito a receber o valor, além de comprovar que possui criança com Microcefalia, será necessário ter renda per capita menor que R$220. A renda per capita é calculada somando toda renda da família e dividindo o valor pelo número de membros da família.

salario-minimo-familia-zika-virus

Como receber o Benefício

Famílias que se enquadram nos requisitos para receber o benefício, devem procurar uma agência do INSS para solicitar o valor. Será necessário realizar um cadastro para avaliação da perícia médica.

Zika Vírus e Microcefalia

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento de casos de Microcefalia no Brasil, está relacionado ao Zika Vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Eegypti, também transmissora da Dengue. Segundo o Governo, já há a constatação da relação de infecção pelo vírus Zika.

Exames realizados pelo Instituto Osvaldo Cruz, proporcionou à ciência o reconhecimento da associação entre ZIKV e os casos de microcefalia, ora observados no Brasil.

Informações da Folha

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *