O que é piso salarial e como ele é definido

O piso salario é o valor mínimo pago para um trabalhador, dentro uma categoria específica empregativa. Um categoria de trabalho pode ser por exemplo a da saúde, construção civil, advogados, professores, etc.

Por exemplo, o Piso Salarial de um engenheiro que trabalha 08 horas por dia, é de R$6102. Ou seja, na teoria, este seria o valor mínimo que ele deve receber ao assinar um contrato de trabalho. Na teoria. Mas na maioria das vezes, o teto do valor do salário mínimo não é definido desta forma.

piso salario minimo

Para definir o piso salarial, leva-se em consideração a data-base da categoria de trabalho ( data que os sindicatos discutem o reajuste do salario) e também pelo comum acordo entre o empregado e o trabalhador.

O valor do piso salarial de cada profissão, pode variar de acordo com o estado, cidade ou até da empresa. Ou seja, um advogado pode ganhar mais em Minas Gerais do que na Bahia, por exemplo.

Cada profissão específica tem seu piso salarial definido dentro de uma mesma categoria de trabalho. Por exemplo, um médico tem salário maior que um enfermeiro, apesar de ambos serem da área da saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *